DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

      
         Para assinalar a comemoração do dia a que chamamos “Dia da Diferença”, recebemos na nossa escola a professora Lurdes Costa, que nos trouxe uma história muito especial: “Amizade sobre rodas”. Esta história, da autoria de Paula Teixeira e ilustrações de Rita Correia, trazia consigo um DVD que foi projetado, tendo como público os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo da nossa escola. A projeção revelou-se muito apelativa para as crianças, dada a riqueza das imagens e a expressividade da autora que surge no DVD a contar a história em linguagem gestual.
       Após audição da história seguiu-se uma exploração oral da mesma, com uma participação ativa dos alunos, focando-se aspetos como: a deficiência não é uma doença mas sim uma limitação; a sociedade necessita de refletir mais em como conseguir arranjar estratégias que ultrapassem ou, pelo menos, reduzam as dificuldades associadas às limitações das pessoas com deficiência, sendo disso exemplo a necessidade de garantir condições de acessibilidade para todos; a importância da colaboração com a pessoa com deficiência; o papel da linguagem gestual e do braille como recurso de adaptação, entre outros temas inerentes.
       Num momento posterior as crianças entoaram uma canção sobre a história, também presente no DVD, e através da técnica do origami, com guardanapos de papel de diferentes cores, construíram uma flor de lótus, elemento destacado na história ouvida.
        Os alunos do 1º Ciclo ainda elaboraram um caligrama, contendo uma mensagem da sua autoria, relativa à história explorada, numa cartolina com a forma de um dos animais intervenientes no enredo.
       No final os trabalhos foram expostos para que as mensagens transmitidas possam ser sempre recordadas.
       A atividade foi muito do agrado das crianças e permitiu uma abordagem humana ao tema, conseguindo claramente sensibilizar as crianças.






Ad Code

Responsive Advertisement