Semana da Leitura na EB1/JI de Fafião

       A Semana da Leitura, comemorada de 14 a 18 de março, teve como tema os “Elos de Leitura” numa perspetiva de abordagem da globalização e da complexidade do mundo heterogéneo em que vivemos
        Numa primeira fase, foi explicitado o tema numa linguagem mais próxima da compreensão das crianças, salientando-se que também a leitura permite criar elos e pontos de ligação entre diversas culturas e civilizações.
        As fases seguintes consistiram numa exploração aprofundada da obra “O coração do alfaiate” (texto de Txabi Arnal e ilustrações de Cecília Varela). Esta obra lida às crianças transmitia a mensagem de que qualquer um de nós pode “costurar elos” em qualquer parte do mundo, à semelhança do seu personagem principal, dado que por onde quer que passamos podemos deixar a “ponte” e a “pegada” de todas as ações que se traduzam no amor ao próximo e na ajuda que podemos oferecer a quem dela precisa. 
      A exploração desta obra, ao longo da semana, realizou-se através de atividades várias: ilustrações, procura de significados no dicionário para alargamento do vocabulário, registo da mensagem/moral da história, “Caça ao tesouro” no recreio da escola e composição de elementos, subordinados à obra, para elaboração de um cartaz expositivo da comemoração da Semana da Leitura.
      Todas as atividades concretizadas se revelaram enriquecedoras das aprendizagens das crianças, incluindo a articulação de conteúdos das diferentes componentes do currículo. O entusiasmo dos alunos ao realizá-las demonstrou o quanto significativas e cativantes foram, tendo todos apreciado bastante a obra explorada.






Ad Code

Responsive Advertisement