Semana da diferença

          Em articulação com a Educação Especial, no dia 5 de dezembro, foram realizadas várias sessões de trabalho a partir da história de vida do escritor Hélder Magalhães e da sua obra “O Menino dos Caracóis”, no sentido de transmitir uma mensagem de superação perante as dificuldades e obstáculos que a vida nos apresenta. 
   A partir dessas sessões, as crianças de todas as escolas elaboraram um cartaz coletivo, alusivo à obra, imaginando o “seu” menino dos caracóis e sugerindo ideias para “um mundo melhor, diferente mas igual…”.
  No dia 5 de dezembro, realizou-se o encontro com o escritor nas 5 escolas básicas, numa sessão aberta a toda a comunidade educativa. O Hélder Magalhães teve oportunidade de apresentar o seu testemunho de vida, marcado também pela força e otimismo, dado que muito jovem se deparou com a necessidade de amputar uma perna. Aliás, a sua obra, aborda de forma metafórica a sua própria história de vida, pois o autor, tal como o “Menino dos Caracóis”, teve sempre a coragem de contornar a dificuldade e transformá-la num desafio.
  Foi assim estimulada a educação das nossas crianças para a solidariedade e ajuda e, simultaneamente, a aceitação da diferença e a promoção da igualdade de oportunidades. Também foi uma atividade extremamente motivadora para a criação de hábitos de leitura e para o desenvolvimento do gosto pela escrita.
.

       No dia 5 de dezembro, realizou-se o encontro com o escritor em 5 escolas básicas do nosso agrupamento numa sessão aberta a toda a comunidade educativa e posteriormente numa turma do 8º ano da EB 2,3.
  O Hélder Magalhães teve oportunidade de apresentar o seu testemunho de vida, que gerou uma onda de solidariedade com a aquisição da sua obra.

Os trabalhos coletivos nas escolas

 EB de Fafião
EB de Donim
 EB de Briteiros
 EB de Barco
EB de Serrado

Ad Code

Responsive Advertisement