Primeiras atividades na biblioteca da EB1/JI de Igreja, S. Salvador

       Nesta primeira visita à biblioteca, os alunos mostraram-se muito animados com  uma diferente aproximação ao universo mágico dos livros. Compreenderam que ali a imaginação e a fantasia ganham asas. A partilha de ideias e aquisição de bons hábitos e atitudes desenvolverão competências para a aprendizagem ao longo da vida. Contactaram com o espaço físico, recursos existentes e atividades que poderão aqui ser desenvolvidas.  

       Ouviram a história “O lobo que descobriu o país dos contos”. Uma história maravilhosa em que um lobo percorre as histórias de encantar e que lhes fala de sentimentos e da capacidade de partilhar através do prazer da leitura, usando a fantasia para compreender e se relacionar com o mundo.
       Realizaram atividades relacionadas com a obra, desde pintura, grafismos, contagens, troca de ideias acerca daquele lobo que afinal não era mau (como os que conheciam dos contos tradicionais) e em que foi imperiosa a partilha e a amizade. A atividade assumiu-se como um momento de aprendizagem ao serviço do currículo integrada no processo de ensino-aprendizagem.
       No final, entusiasmaram-se na seleção dos livros para o seu primeiro empréstimo domiciliário e foram alertados para essa responsabilidade pretendendo ainda envolver os pais ou outros elementos da comunidade nas atividades de leitura.

Professora Anabela Lopes








Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement