Atividades de outubro na escola de Igreja, S. Salvador

       A leitura da obra “Aviso: Não tocar” de Tim Warnes foi o ponto de partida para serem trabalhadas diferentes datas/comemorações: Mês das Bibliotecas Escolares, Dia do Animal e Dia da alimentação. A obra foi trabalhada ao longo do mês pelas diferentes turmas das duas escolas. Ao longo do mês, os alunos foram passando pela biblioteca e construíram um cartaz, com alguns materiais recicláveis (CD, pacotes de leite…), alusivo à história explorada.

     À semelhança de anos anteriores, foi feita uma recolha de alimentos, produtos de higiene, limpeza e medicamentos destinados à associação “CAPA” da Póvoa de Lanhoso, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de animais em risco. A resposta foi altamente gratificante e positiva.

       É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos (e, consequentemente na família), consciencializá-los da importância de uma alimentação regrada e nutritiva para que tenham boa saúde. Como tal, propôs-se aos alunos a confeção de uma sandes saudável com três ingredientes à sua disposição. As famílias colaboraram positivamente tendo contribuído com alface, cenoura, tomate, pepino, atum e ovos. Todas as fases e preparação foram executadas pelos alunos, desde a lavagem, o descascar dos produtos hortícolas e ovos tendo sido simultaneamente chamados à atenção para a importância da higienização corporal e dos alimentos. Foram alertados, mais uma vez, para a fome no mundo e para a obrigatoriedade de não desperdiçar comida. Assim, no dia seguinte com os produtos que sobraram, as crianças do pré-escolar, realizaram uma sopa e um bolo de cenoura. Por grupos ou em sala de aula, recortaram alimentos saudáveis e não saudáveis de revistas e panfletos e colaram em duas imagens grandes, representando duas pessoas (uma com aspeto saudável e outra obesa).
       Todas as atividades foram realizadas com sucesso tendo em conta o entusiasmo das crianças e de todo o corpo docente e não docente.
Professora Anabela Lopes





Ad Code

Responsive Advertisement