Uma das atividades propostas pela equipa da biblioteca escolar para este mês de outubro foi a celebração da tradição indígena mexicana do Dia dos mortos (El Dia de los muertos) - classificada como património imaterial pela UNESCO.
A ideia foi fugir um pouco à já habitual celebração do dia das bruxas e halloween, investigando e divulgando uma tradição de mais de 3000 anos, pré-Hispânica, reconhecida pela UNESCO e que terá dado origem às anteriormente referidas.
Celebra-se de 31 outubro a 2 de novembro. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam nas suas casas pequenos altares com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram, juntamente com os seus retratos. Tudo é muito colorido e festivo.
Com a colaboração das disciplinas de artes e da equipa da biblioteca escolar, erguemos um "altar" temático por departamento, onde figuram retratos de algumas personalidades (já falecidas) que se destacaram dentro de cada área. Foi também exibido o filme da Disney, "Coco", em várias sessões, na sala de cinema, e assistimos a uma atuação dos alunos de Educação Musical, chamada "Dança dos mortos".
Com esta atividade conseguiu-se "viajar" um pouco pela cultura de outra parte do mundo, envolvendo alunos e muitos docentes de todos os departamentos, assim como tornar a escola um local colorido e festivo.