"A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.
Sensivelmente durante o último trimestre de cada ano, e com especial ênfase no mês de dezembro, mobilizamos milhões de pessoas em todo o mundo para assinar e enviar cartas em prol de pessoas e comunidades em risco.
Os casos selecionados são previamente investigados, monitorizados e acompanhados pela Amnistia Internacional. Após a sua divulgação milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam, organizam eventos e juntam-se ao nosso movimento.
A Maratona de Cartas irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2019 até 15 de fevereiro de 2020."
Podem participar na maratona de duas formas:
1. Assinando os apelos disponíveis no nosso site em www.amnistia.pt/maratona e convidando outras pessoas a fazê-lo.
2. Fazendo postais ou cartas de solidariedade que encaminharemos para as pessoas cujo caso estamos a acompanhar. Para esta opção não existe qualquer idade mínima ou máxima de participação, sendo a opção mais adequada para as participantes mais jovens.
Tendo em consideração o impacto ambiental, a Amnistia Internacional optou por promover a dinamização da maratona de cartas com base na assinatura digital.
Esta iniciativa, na nossa escola envolveu docentes e alunos. Os alunos do 9.º A, B, e C realizaram a sensibilização dos colegas do 5.º, 6.º e 8.º ano. Os alunos foram envolvidos de forma ativa e consciente nesta atividade de defesa dos Direitos Humanos.