Livres e Iguais – Os Direitos Humanos na Escola

Livres e Iguais – Os Direitos Humanos na Escola:

 A 15 de janeiro de 1929, há 90 anos precisos, nasce em Atlanta, Estados Unidos da América, um dos maiores ativistas em Direitos Humanos do século XX: Martin Luther King.    
Em 1963, Luther King, liderou a famosa «Marcha para Washington», onde proferiu um dos discursos mais célebres de sempre: «I have a dream» … [Eu tenho um sonho]. Martin Luther King sonhava (e reivindicava) uma sociedade com igualdade racial. No ano seguinte, em 1964, foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz. Seria assassinado 4 anos mais tarde. 
 
Diz-nos, precisamente,  o artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que «Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.».
 
Inserido nas comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Imprensa Nacional acaba de publicar Livres e Iguais – Os Direitos Humanos na Escola, com textos de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e ilustrações de Ana Seixas, numa edição destinada aos mais jovens.
 
Porque apesar «de serem inerentes à própria dignidade humana, não nascemos ensinados em direitos humanos», assim se pode ler no prefácio deste livro que é assinado por Vital Moreira, Comissário das Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement