Dia das mães

 

Dia das Mães

  EB1 de Santa Maria e EB1/JI de Barco

A primeira relação que temos na vida é com a nossa mãe e dela depende a nossa sobrevivência. A relação próxima e saudável entre mãe e filho traz segurança, conforto, calma e prazer.

Comemorar o “Dia das Mães” está muito além de fazer um presentinho e entregar para que a criança presenteie a sua mãe. Ensinar aos nossos alunos a importância da “gratidão”, é uma oportunidade fundamental para trabalhar valores, o desembaraço na apresentação de músicas, coordenação motora nos trabalhos artísticos.       

Mais uma vez os livros fizeram a “ponte” entre todas as áreas.

 Trabalhou-se o livro “A mãe é minha” de Eduardo Sá que aborda a relação mãe-filha.

As crianças reviram-se na protagonista “A minha mãe também faz isso” e participaram ativamente nos diálogos.  E, mais uma vez, o livro ajudou na concentração, na aquisição  de vocabulário, na opinião crítica sobre as atitudes da personagem principal mas, sobretudo chegou aos seus coraçõezinhos.

Outro fator importante a ser considerado na relação mãe/filho é a melhoria do desempenho escolar. As mães oferecem um suporte que faz com que a criança desenvolva inteligência emocional. 

A maior parte das crianças referiu a hora de dormir como o momento do dia preferido em que adormecem de mãos dadas com as mães.

Criaram uma ligação com a protagonista que “supostamente” era a filha do autor e simultaneamente a leitora da história, aconselhando-a “Maria, tens de comer a sopa porque é saudável”, ”Sabes, a sopa faz muito bem porque os legumes têm vitaminas “, “Tens de obedecer à mãe porque é para o teu bem”, “Quando tenho medo, fujo para o colo da minha mãe”.

As crianças da EB1 de Santa Maria fizeram um cartaz com uma carta donde saíam as frases que cada um criou. Alguns resolveram ainda dedicar-lhe um texto e todos pintaram um vaso com uma petúnia.

Todos os meninos das salas do primeiro ciclo e Pré-escolar de Barco passaram o dia  muito felizes com a comemoração do Dia da Mãe!





Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement